Mensagem para a sociedade!

Em 18 de dezembro de 1995 Altamira criou o Conselho Municipal de Educação. Muitos são os nossos desafios até conseguirmos a autonomia administrativa que nos permita assumir de forma plena o sistema municipal de ensino. Desse modo, fazemos o convite à Sociedade altamirense para que nos ajude a fortalecer o Conselho enviando sugestões e críticas para atender melhor nosso município.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Conselho Municipal de Altamira dá inicio as atividades no II semestre de 2011.

 
             Num foi desta vez!!! É pessoal, precisamos ficar atentos ao relógio. Chegar fora do horário pode suspender nossas reuniões. É o que prevê o art.7º do Regimento Interno do Conselho Municipal de Educação. Felizmente, para todos os presentes,  a oportunidade não foi perdida. A profª. Nilcéia, Presidente do Conselho, aproveitou a oportunidade  para chamar a atenção dos demais membros e fazer a divulgação de outros informes.

Segundo a Presidente, o Conselho tem “cochilado” na realização das atividades já prevista desde o I semestre. “Temos que fazer o que tem que fazer e parar de fazer o que dá pra fazer”, disse. Ainda, de acordo com a presidente, é necessário romper com a morosidade uma vez que está próximo o recesso dos parlamentares de Altamira, o que inviabilizaria a análise e aprovação da Lei do Sistema Municipal de Ensino; a alteração na Lei que criou o CME, tornando-o normativo além de dar os corretos encaminhamentos para a elaboração do Plano Municipal de Educação. A presidente lembrou os demais conselheiros que é necessário formar uma comissão para a estruturação do anteprojeto da Lei do sistema, uma vez que a portaria 305/2009 foi publicada antes da posse dos atuais conselheiros.

Outro fato importante foi mencionado pelo conselheiro Gerson Olivo. Segundo ele existem diversos casos de alunos que estudam no Sistema Modular e que tem migrado de forma equivocada para os cursos regulares a fim de aproveitar as oportunidades de emprego que têm surgido em Altamira. “É necessário que este Conselho se posicione em Parecer para orientar as instituições de ensino quanto aos procedimentos a serem adotados para não prejudicarem esses alunos”, comentou o Conselheiro.

A Conselheira Monica aproveitou a oportunidade para entregar um exemplar do Plano de Cargos e Carreira e Remuneração do Estado divulgar dois eventos importantes para a categoria dos trabalhadores em Educação. O primeiro, a nível nacional, é uma paralisação dos trabalhadores em educação promovida pela CNTE que acontecerá no dia 16/08. O outro, é também uma paralisação a nível estadual que está prevista para ocorrer no dia 17/08 mesma data marcada para a aplicação das Olimpiadas brasileiras da matemática. É esperar pra ver.
Um abraço a todos!
Dajas
Secretário Executivo.


Profª Nilcéia (1ª a esquerda) dá boas vindas aos conselheiros e repassa informes sobre o trabalho do Conselho para o II semestre.

Membros do Conselho Municipal de Educação fazem reflexão acerca das novas necessidades do municipio.

Conselheiro Gerson Olivo propõe intervenção para casos de alunos do Sistema Modular.

Conselho Municipal de Educação.
Estamos dando o primeiro para a consolidação do Conselho de Educação como espaço verdadeiramente representativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário