Mensagem para a sociedade!

Em 18 de dezembro de 1995 Altamira criou o Conselho Municipal de Educação. Muitos são os nossos desafios até conseguirmos a autonomia administrativa que nos permita assumir de forma plena o sistema municipal de ensino. Desse modo, fazemos o convite à Sociedade altamirense para que nos ajude a fortalecer o Conselho enviando sugestões e críticas para atender melhor nosso município.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Obras realizadas pela Norte Energia causam transtornos a comunidade escolar!



 Aconteceu!!!!
Nesta sexta-feira, 02 de março, na EMEF Gondim Lins, o Conselho Municipal de Educação, SEMED, Defensoria Pública, Assistência Social, SINTEPP entre outros órgãos e entidades assistiram a apresentação do relatório sobre o andamento das obras de reforma e ampliação das escolas municipais realizadas pela Norte Energia. 



Dajas, Secretário Executivo, representando o CME
O documento foi construído por uma Comissão formada pelo Movimento Xingu Vivo para Sempre, SINTEPP, UFPA e Associação de pais e aponta para o quadro degradandante em que se encontra as obras.

Prof da UFPA co-autor do relatório





Entre os problemas apresentados no relatório destacam-se: atraso no andamento das obras, má qualidade dos serviços e materiais utilizados, depredação do patrimônio existente na escola, falta de profissionais para dar andamento nas obras, ruído excessivo das obras, má posturas dos operários para com os funcionários das escolas além dos inconvenientes para os alunos.

 
Representantes do Movimento Xingu Vivo para Sempre
Na escola José Edson Burlamaqui de Miranda, os relatos evidenciam que os alunos estão estudando em sistema de rodízio, ou seja, enquanto uma turma estuda a outra fica em casa.
Para os alunos da EMEF Saint Clair Passarinho o cenário não é dos melhores. Além de estarem a quase 100 dias sem nenhuma atividade pedagógica, agora enfrentam o cenário de indefinição quanto a questão do transporte. Segundo, Aparecida, mãe de dois alunos da escola Saint Clair e que reside no bairro Bela Vista, “é impossível para os alunos que moram no Bela Vista descerem pé para estudar nas instalações construídas na EMEF Gondim Lins”. Além disso, as instalações foram consideradas inadequadas para as atividades de ensino. Salas muito baixa e com ventiladores que não darão conta de acalmar os alunos.

Segundo a secretária Marinez Simas, os responsáveis pela reforma e ampliação da EMEF Saint Clair Passarinho, a obra será entregue em 28/05.

A polêmica está longe de ser resolvida uma vez que  a Norte Energia não vem cumprindo com suas responsabilidades, pois tem sistemáticamente atribuído a terceiros a culpa pelo atraso nas obras.

É hora de todos acionarmos a justiça para que a justiça possar pressionar a empresa a cumprir com as obrigações.

Sala de aula para os alunos da EMEF Saint Clair
Para o Secretário Executivo, Dajas Dias, representando o Conselho Municipal de Educação, esse é o momento em que a justiça deve apoiar as escolas, intensificar a cobrança junto a Norte Energia para que o transporte para os alunos seja garantido. Além disso, é necessário ficar alerta para a evasão que vem acontecendo na rede municipal e estadual em que alunos jovens estão abandonando as salas de aula para trabalharem para as empresas que a Norte Energia contrata. É necessário que a comissão remeta à Norte Energia cópia do Relatório para que a mesma possa ser responsabilizada.




Salas conteiners

Banheiros para os alunos que irão estudar nas salas conteiners






Nenhum comentário:

Postar um comentário