Mensagem para a sociedade!

Em 18 de dezembro de 1995 Altamira criou o Conselho Municipal de Educação. Muitos são os nossos desafios até conseguirmos a autonomia administrativa que nos permita assumir de forma plena o sistema municipal de ensino. Desse modo, fazemos o convite à Sociedade altamirense para que nos ajude a fortalecer o Conselho enviando sugestões e críticas para atender melhor nosso município.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CME Altamira participa de planejamento de ações de combate a violência contra crianças e adolescentes no municío.

Universidade Federal do Pará - Rio Campus - Altamira
Nesta sexta-feira, no auditório da Universidade Federal do Pará, diversas entidades do poder público e da sociedade civil organizada participaram de uma reunião para o planejamento de ações de médio e curto para para combater a violência contra crianças e adolescentes.



Dajas Dias, representante do CME ATM



Na oportunidade o CME Altamira foi representado pelo Secretário Executivo, Dajas Dias. Diversas entidades estiveram presentes como por exemplo, UEPA, MINISTÉRIO PÚBLICO, POLÍCIA CIVIL, POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL, CREAS, IFPA, UFPA, CMDCA entre outros.


Participantes do encontro - Funai, MP, CBM, CREAS entre outros
O grupo propos um calendário de reuniões nas seguintes datas: 01 e 15 de março; 05 e 19 de abril; 03 e 17 de maio; 14 e 28 de junho e 12 e 26 de julho.Em seguida foi composta uma nova Comissão Executiva formada pela seguintes entidades: UFPA, CREAS, CMDCA, PRF e MOVIMENTOS DE MULHERES DO MUNICIPIO.


Assis, mediador do encontro e enfermeira Fátima

A questão da violência foi lembrada pela enfermeira Fátima que revelou que existem cerca de 12 prostibulos no entorno da cidade e que muitas jovens estão sendo trazido para a região vindas de Marabá e outras municípios da Federação . Ressaltou que muitas jovens tem morrido vitimas de hepatice C e que é necessário que a Comissão realize um trabalho de averiguação juntamente com órgaos do governo para coibir tais práticas.


Momentos de exposição de estratégias
Foi solicitado que as diversas entidades propusessem suas ações de enfrentamento a problemática da violência contra a criança e o adolescente. Entre algumas proposições destacaram-se:
  • Realizar pesquisa qualitativa nos bairros da cidade para averiguar o quanto as populações mais carentes estão sendo afetadas;
  • Realizar palestras nas escolas do municipio - rede municipal e estadual - para orientar as crianças e os adolescentes sobre seus direitos e deveres e como evitar que sejam vitimas de algum tipo de violência sexual;
  • Visitar o canteiro de obras do CCBM para orientar os trabalhadores e suas familias;

Sobre a questao do Carnaval que está próximo de acontecer foram levantadas diversas preocupações acerca da presença de jovens e adolescentes no envento. Nesse sentido o Ministério Público público está convidando as diversas entidades para desdobrarem ações que visam a proteção das crianças e adolescentes.

Ao final diversos informes foram apresentados entre os quais julgamos relevantes destacar:
27/02/2012 - AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CASA DA CULTURA A PARTIR DAS 9 HORAS, COM O MINISTÉRIO PÚBLICO DESDOBRANDO TEMAS DE INTERESSE DA POPULAÇÃO DE ALTAMIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário